segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cavalo arriado na porta de casa só passa uma vez! - Hb. 9.27

Gosto muito de traçar paralelos entre os ensinamentos das Sagradas Escrituras com provérbios populares, embora nem todo ensino meramente popular seja revestido de fundamento consistente. Porem, no título proposto, vemos uma analogia bastante oportuna. Sem entrar no mérito teológico do texto proposto na carta aos Hebreus, 9.27 - quero trazer à reflexão a profundidade e clareza de um dos aspectos tão prático e recorrente em nossas vidas. Quando o texto nos ensina que "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vndo, depois disto o juizo ", é inevitavel a compreenção de que se morremos apenas uma vez, tambem vivemos apenas uma vez e, se vivemos apenas uma vez, é obvio e notório que nossos momentos são únicos. Daí, entendemos com muito mais clareza o final do texto em Eclesiaste 9.11, quando Salomão diz claramente:  ". . .  porem, tudo depende do tempo e do acaso". Esse é o dia que o Senhor Fez, ensina tambem o salmista. Então essa é a oportunidade e o momento únicos que dispomos para gozar da felicidade que o Senhor tem nos dado e tambem compartilhar do bem que recebemos, fazendo as pessoas ao nosso lado mais felizes e esperançosas. Me pergunto nesse momento: qual é o nível de alcance das minhas palavras e atitudes nessa busca e o que tenho feito dos meus dias que o Senhor tem me dado. Como já tem refletido minha amada Beth, o amanhã pode não existir para nós.Se o salmista dá tanta importância ao tempo e ao acaso, então quero aproveitar todos os meus dias, todo o meu tempo, todas as minhas oportunidades para semear o "ministério da reconciliação", como tambem nos ensina o apostolo Paulo. Sei que pra isso precisarei cada dia mais de uma atitude mas tambem precisarei muito tambem da sabedoria Divina e sabemos que o Senhor pode nos dar sabedoria. Quero a cada dia renovar minha gratidão ao Deus todo poderoso que me livrou de um tremendal de lama, resgatou minha família e nos deu o privilégio de não somente crer mas tambem de padecer por Cristo - Fl. 1.29.  Que o Senhor me ajude hoje e sempre e não deixe que as aparentes frustrações e decepções possam trazer desânimo. Ao contrário, desejo fazer de cada obstáculo uma oportunidade de crescer e aproveitar ao máximo meus dias e oportunidades para glorificar o nome daquele que é o ùnico Digno de todo louvor e adoração.
A paz de Cristo a todos.
Pr. Horácio Figueiredo  -  janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário